05 maio 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 06 DE MAIO


06/05/1871:   Morre em Pelotas/RS, o estancieiro, político, jornalista e militar Domingos José de Almeida. 
Mineiro de nascimento, migrou para o Rio Grande do Sul em 1819 para reunir tropas de mulas e levá-las até Sorocaba/SP, mas acabou se estabelecendo em Pelotas, onde logo abriu um escritório destinado à venda de charque para o centro do país e para o exterior.  Homem culto, possuía uma das bibliotecas mais completas do Rio Grande do Sul na época.
Rico e empreendedor ele foi um dos líderes revolucionários de maior influência na Revolução Farroupilha.  Logo no início da revolta, recebeu a tarefa de organizar, o parque bélico farrapo em Pelotas e a uma fábrica de arreamento para a cavalaria.  Da senzala de sua charqueada saíram vários dos combatentes Lanceiros Negros, liderados pelo coronel Teixeira Nunes.
Foi um dos que convenceram Antônio de Souza Neto a proclamar a República Rio-grandense, em 11 de setembro de 1836 e participou da criação da bandeira oficial Farroupilha. Foi nomeado ministro da Fazenda e depois do Ministro do Interior da República Rio-grandense.
Foi major e depois coronel da Guarda Nacional.
Com o objetivo de ter uma povoação que possibilitasse apoio ao comércio com Buenos Aires, impossibilitado pelo domínio das forças imperiais das cidades de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre, determinou, no ano de 1840, a elaboração de uma planta para uma nova vila que, no futuro, transformou-se na cidade de Uruguaiana, criada oficialmente por decreto, no dia 24 de fevereiro de 1843.
Foi preso, conseguiu fugir e, terminada a Guerra dos Farrapos, voltou a Pelotas, onde após dez anos, restabeleceu suas finanças.
Foi vereador em Pelotas e deputado provincial na primeira legislatura da Assembleia do Rio Grande do Sul. No seu mandato, lançou uma campanha de alfabetização na província rio-grandense.
Foi homenageado, em Pelotas, em 20 de setembro de 1885, com o primeiro monumento erguido no Brasil em honra a um republicano.
Domingos José de Almeida nasceu em 09 de julho de 1797, em Diamantina/MG.

06/05/1953Nascia em Jaguari, o gaiteiro e compositor Álvaro Feliciani, um dos mais respeitados músicos do Rio Grande do Sul. Ele integrou por muito tempo o Grupo Legendas. Professor de música e grande incentivador de talentos, ele deixou um legião de jovens gaiteiros, comprometidos com a valorização da música regional gaúcha.
Álvaro Feliciani faleceu num hospital de Santa Maria, em 27/06/2016, vitimado por um câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário